quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Viajando no mundo fantástico dos brinquedos de Miriti.

ACONTECEU NA QUINTA-FEIRA, 08 DE NOVEMBRO DE 2013, NA ESCOLA CEL. JOÃO PINHEIRO, A CULMINÂNCIA DO PROJETO “VIAJANDO NO MUNDO FANTÁSTICO DOS BRINQUEDOS DE MIRITI”.

Profª Lena ensinando os alunos a manipular o miriti.



O projeto da professora de Artes, Lena Vânia, foi desenvolvido com os alunos do 8º ano A e 9º ano A e B, e teve duração de 3 semanas. Neste período, os alunos puderam fazer a manipulação do miriti para apreciação e criação artística. Como os alunos não estão habituados a olhar cuidadosamente, apreciando detalhes e extraindo significados culturais, as atividades propostas no projeto tiveram como objetivo o desenvolvimento desse olhar. 


Aluno confeccionando brinquedo de miriti.


Para tanto, os alunos foram estimulados a criar e recriar uma história a partir do que viam e sentiam ao observar as obras de artesões do município de Abaetetuba. Uma dessas observações foi feita através de aula no laboratório de informática, onde os alunos assistiram o DVD: “Embarque no fascinante mundo dos brinquedos de Miriti”, de Andrei Miralha.


O miriti (planta Mauritia flexuosa L) é uma fibra leve da palmeira, também conhecida como Buriti e isopor na Amazônia. Dela se aproveita tudo: palha para cobertura de casas, fruto para confecção de doces, seiva para fazer vinho, tala para cestarias, folhas para a confecção de cordas, e o tronco para confecção de brinquedos. Esta árvore atinge até 35 metros, possui folhas grandes em formato de estrela. Suas flores são dispostas em longos cachos de até 3 metros de comprimento e possuem coloração amarelada, surgindo de dezembro a abril.

Alguns dos brinquedos de miriti produzidos pelos alunos.
Os brinquedos de miriti tem sua origem perdida, embora alguns historiadores associem sua comercialização ao Círio de Nazaré que acontece no segundo domingo de outubro em Belém.
A introdução dos brinquedos de miriti no Círio se faz através de uma promessa por uma canoa que sumiu. Se aparecesse, o ribeirinho levaria uma montaria para Nossa Senhora. Daí começou a ideia de vender as canoas de promessa e, com os anos a produção de outros objetos que retratassem o cotidiano. A cidade de Abaetetuba, no Pará, é conhecida pela fabricação dos tradicionais brinquedos de miriti.


“[...] a educação da apreciação é fundamental para o desenvolvimento da cultura de um país. Esse desenvolvimento só ocorre quando uma produção artística de alta qualidade é associada a um alto grau de entendimento da produção pelo público”. 
Ana Mae Barbosa.

Saiba mais:

http://www.promoart.art.br/polo/brinquedos-de-miriti-de-abaetetuba-pa
http://www.cdpara.pa.gov.br/miriti.php

Confira as fotos do dia da culminância deste projeto:





Texto: Profª Lena Vania
Orniane G. Bahia

Fotos: Orniane G. Bahia
Drísia Gabriela

3 comentários:

  1. Foi uma grande experiência ter feito esses pequenos brinquedos de Miriti.
    Aluna Valéria, 8º ano A.

    ResponderExcluir
  2. Bárbara - 8º ano A
    Essa exposição sobre os bonecos de miritis eu adorei!
    Ajudei a confeccionar.

    ResponderExcluir
  3. Muita criatividade e dedicação. Essa galera e nota1000000000....

    ResponderExcluir