quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PROJETO DE XADREZ NA ESCOLA


ACONTECEU NA SEXTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2013, NA ESCOLA CEL. JOÃO PINHEIRO, O PROJETO DE XADREZ, DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR RICARDO, DA DISCIPLINA ED. FÍSICA.


A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em todo município de Jacundá. É notório o número de alunos que querem praticar o xadrez embora haja diferentes opções de atividades lúdicas. O xadrez é um jogo que contribui de forma positiva para o processo ensino-aprendizagem. Diante deste contexto, a Escola Cel. João Pinheiro vem por meio deste projeto desenvolver a prática de xadrez dentro da escola através de ações que propicie momentos lúdicos e motivadores.É importante ressaltar que o jogo de xadrez desenvolve no aluno o pensamento lógico, o poder da concentração, atenção, imaginação, criatividade, paciência e principalmente o auto controle.

O projeto "Xadrez na escola" tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas. Além disso, visa propiciar um espaço acolhedor para a prática do jogo de xadrez como esporte-arte-ciência de forma orientada e sistemada; oferecer mais uma modalidade desportiva aos alunos, bem como promover iniciativas de integração entre o xadrez e as disciplinas tradicionais do currículo escolar (interdisciplinariedade).


Ao longo do desenvolvimento do projeto "Xadrez na escola", foram realizadas diversas atividades, como: a oficina de xadrez com todos os professores com duração de 03 horas; confecção de peças de xadrez; criação de equipes para representar a escola Cel. João Pinheiro e a organização do torneio de xadrez dentro do espaço escolar.

      

O projeto foi realizado no decorrer do mês de outubro, e inicio de novembro de 2013, com todos os alunos que realmente demonstraram interesse em aprender a prática do xadrez, estes alunos tiveram duas semanas para treinos no contra turno aqui na escola. A culminância do projeto "Xadrez na escola" aconteceu no dia 15 de novembro de 2013, na escola Cel. João Pinheiro.

Confira as fotos do dia da culminância do projeto "Xadrez na escola":

Alunos esperando o início do torneio de xadrez.

Coordenadora Drísia Gabriela e alunos participantes do torneio.

Professores acompanhando a realização do torneio de xadrez.

Início do torneio de xadrez.



Alunos concentrados durante o torneio.

Aluno Ramon na final da categoria A
Professor Ricardo e participantes do torneio de xadrez.
Leonys Marinho (Interprete de Libras) e alunos surdos Valdeir e Pablo que participaram do torneio.
Kits da premiação do torneio de xadrez
Kit da premiação do torneio de xadrez. 
Diretor Sebastião e alunos vencedores do torneio de xadrez.
Aluno recebendo o prêmio.
Xadrez gigante confeccionado na escola.

Saiba mais sobre o xadrez em:

http://planetaxadrez.wordpress.com/2011/10/14/xadrez-aprendizagem/

http://jleonelsantana.wordpress.com/beneficios-e-a-importancia-do-xadrez/

http://www.mundoeducacao.com/educacao/o-jogo-xadrez-no-processo-ensinoaprendizagem.htm

Projeto "Xadrez na escola": Profº Ricardo Pereira e Drísia Gabriela
Texto: Drísia Gabriela e Orniane Bahia
Fotos: Profº Ricardo Pereira e Drísia Gabriela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário