PROJETO
I HALLOWEEN CULTURAL E
RECREATIVO
DA DISCIPLINA LÍNGUA
INGLESA
IDENTIFICAÇÃO
Nome
do projeto: I
HALLOWEEN CULTURAL E RECREATIVO.
Escola: Escola Municipal de Ens. Fund. Cel.
João Pinheiro
Público
Alvo: Alunos das
séries 9º “A” “B” “C”
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Área
de conhecimento:
Língua Inglesa, Língua Portuguesa, História, Artes, Ciências e Matemática.
Projeto adaptado pela professora de
Língua Inglesa Keila Lívia Aguiar, no ano de 2013.
INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade, observamos que
várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que
regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao Carnaval,
que antecede toda a resignação da Quaresma. No caso do Halloween, desde muito
tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os Santos” e, por
isso, tem seu nome inspirado na expressão “All hallow’s eve”, que significa a
“véspera de todos os santos”.
Pelo fato do 1º de novembro estar
cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os Celtas, antigo povo que
habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera
do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o
“Halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por
figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus
espíritos que ameaçariam suas colheitas.
Na Idade Média, o “Halloween” se
tornou mais recorrente, e por ter essa relação ao mundo dos espíritos, foi logo
associado à figura das bruxas e feiticeiras. O Halloween (Dia das Bruxas) é
hoje uma forte festa tradicional e cultural que se estende a vários países, com
especial relevância nos Estados Unidos.
(Por Rainer
Sousa – Graduado em História)
Texto
adaptado para fins didáticos.
JUSTIFICATIVA
O Halloween tornou-se um tema de
curiosidade para a maioria dos alunos da nossa escola devido a sua maior divulgação
na disciplina de Língua Inglesa, uma vez que trata-se de uma manifestação
cultural de grande importância para os americanos. Realizar uma festa com esse
tema na escola é dar oportunidade para que nossos alunos conheçam desde a sua
origem até as suas manifestações pelo mundo. E com certeza¸ aproximar mais
ainda a cultura inglesa dos estudantes. Esse trabalho também tem a meta de
desenvolver tarefas em grupo favorecendo a interação entre eles.
Dentro do contexto escolar, procura-se
também ampliar o assunto nas outras disciplinas como História e Ensino
Religioso. Assim, os alunos não só terão mais aprofundamento do assunto como
também oportunizando-os a multidisciplinaridade.
Durante todo o mês de Outubro, os
professores das disciplinas envolvidas com este projeto, estarão desenvolvendo o
tema na sala de aula. Já a comemoração do Halloween é dividida em duas etapas.
Sendo a primeira etapa a realização de um Festival de Cupcake promovido pelos
mesmos alunos dos nonos anos, com o interesse em arrecadar dinheiro para a culminância
da festa. A segunda etapa, a recreativa, será a culminância da festa com
realizações de tarefas pré-estabelecidas aos estudantes.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre culturas,
fazendo uso da multidisciplinaridade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprimorar o vocabulário em Inglês;
- Conhecer os símbolos do Halloween;
- Integrar as turmas utilizando o
trabalho em equipe.
- Identificar na cultura brasileira
aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween;
- Conhecer a história da Festa do
Halloween;
- Valorizar manifestações culturais;
- Incentivar a busca pelo
conhecimento;
- Ampliar os conhecimentos histórico-culturais
sobre os países que falam oficialmente a Língua Inglesa;
- Vivenciar e conhecer através de
atividades e pesquisas a origem desta festa tradicionalíssima nos Estados
Unidos que cada vez mais vem sendo inserida na cultura brasileira;
- Desenvolver trabalho
multidisciplinar com algumas disciplinas do currículo para aprofundamento de
informações que estão inseridas em cada área de conhecimento.
METODOLOGIA
A primeira etapa desse projeto, o Festival
de Cupcake, será realizada no dia 12
de Outubro, à tarde nas dependências da escola. Todos os alunos dos nonos anos
dos três turnos irão se mobilizar entre ornamentação e o atendimento ao público
na venda dos produtos.
A segunda e última etapa¸ é a culminância
da Festa de Halloween, que será na
noite de sexta-feira dia 01 de Novembro, com a participação dos alunos
envolvidos, professores, diretoria e convidados. Durante a festa uma comissão
julgadora, nomeada na ocasião, irá decidir qual turma levará a premiação por melhor
executarem as tarefas anteriormente estabelecidas. As tarefas são:
- Criar um bolo com o tema da festa;
- Apresentar em coreografia ou com
teatro de fantoches, a música “Dança das
caveiras”;
- Fantasia mais criativa da noite.
ÁREAS DE
CONHECIMENTO QUE PODERÃO SER ENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES (SUGESTÕES)
Língua Inglesa: Traduções de palavras; músicas e
símbolos referente ao Halloween;
Língua Portuguesa: Assistir a filmes com personagens misteriosos
que fazem parte do imaginário infanto-juvenil (A Saga Crepúsculo); Produção de
textos.
História: Pesquisa sobre os povos que deram
origem ao Halloween e as
transformações que essa comemoração sofreu com o passar dos tempos.
Artes: Confecção de acessórios e personagens
do Halloween (abóbora, morcego,
fantasma, cemitério ...);
Ciências: Estudo dos ossos do corpo humano
confeccionando esqueletos com hastes flexíveis de algodão (cotonete).
Matemática: Confecção de “fantasminhas” com
guardanapos usando as formas geométricas.
Confira as fotos:
Preparação dos trabalhos
Alunos confeccionando alguns adereços para ornamentação da Festa do Halloween.
|
1ª ETAPA DO PROJETO
Festival de Cupcake
realizado no dia 12 de outubro
Entrada da escola ornamentada para festival de cupcake |
Alunos do 9º ano empenhados no festival de cupcake. |
1ª ETAPA DO PROJETO
Festa
de Halloween
realizado
no dia 01 de novembro
Desfile para escolher a fantasia mais criativa da noite. |
Professora Keila Lívia e aluna da escola. |
Texto e fotos: Profª Keila Lívia
PARABÉNS...
ResponderExcluir