Conheça-nos

HISTÓRICO DA EMEF CEL. JOÃO PINHEIRO

A EMEF Cel. João Pinheiro, anteriormente chamada de Grupo Escolar Coronel João Pinheiro fora fundado em 1961 na antiga Jacundá. A primeira diretora foi a Profª Beatriz de Oliveira Rocha, a mesma fora substituída pelo Profº Caetano Gonçalves dos Santos em 1965. A partir de 1968 a escola outrora chamada de Grupo Escolar passa então a E. Estadual de 1º grau Cel. João Pinheiro, sendo administrada pela Profª Aida Coelho Pinto Sanches, na qual vale ressaltar que a mesma representou um marco na Educação Jacundaense, tendo sido administradora da escola até meados de 1988.
A história da E. E. Cel. João Pinheiro se funde com a história da própria Jacundá, pois tal como a escola, a cidade também foi fundada em 1961. Inicialmente a escola funcionou somente com as séries 1ª, 2ª e 3ª série, e a partir de 1962 passou a ofertar até a 5ª série e por volta de 1980 até a 6ª série ainda na velha Jacundá. Em 1981 a escola Coronel foi transferida para a Vila Arraias à margem da estrada PA 150, tal como todos os outros órgãos públicos que tinham na velha Jacundá, já que a cidade também fora transferida para a Vila Arraias em conseqüência da intromissão da Usina Hidrelétrica de Tucuruí da Empresa Estatal Eletronorte. A partir de então a escola assim que foi transferida passou a funcionar no prédio da E. M. Deputado Raimundo Ribeiro de Sousa. Porém, em 1983, a escola Raimundo Ribeiro de Sousa sofreu um incêndio, que segundo a polícia na época possivelmente fora criminoso, como consequência culminou na transferência da E. E. de 1º grau Cel. João Pinheiro para o prédio da Teotônio Apinagés, na qual havia sido transferida de Jatobal (município da Velha Jacundá) das margens do Rio Tocantins para as margens da PA 150, assim como a "Coronel".
Segundo relatos a E. E. de 1º Grau “Cel. João Pinheiro”, a escola mais antiga da Velha Jacundá simbolizava de certa maneira a população remanejada, pois a própria população estava sem rumo, eram largados à própria sorte, somente com os discursos ideológicos dos políticos – militares, tais como os do então governador do Pará daquela época, Alacid da Silva Nunes. Ressaltamos ainda que, tudo isso acontecerá no contexto da ditadura militar e por tanto nem as pessoas se permitam aflorar suas vozes. Todavia, ao mesmo tempo em que a escola Coronel ficava no espaço do Teotônio Apinagés, ao lado construíam um novo prédio que era para ser a nova instalação da Teotônio Apinagés, haja vista que funcionava em instalação de madeira pré-moldado provisoriamente. Entretanto, Dona Aida, então diretora da João Pinheiro, interveio junto a amigos influentes e alguns políticos convencendo-os de que a Cel. João Pinheiro, por ser a mais antiga e até aquele momento sem prédio próprio, deveria ser finalmente instalada no prédio que estava em construção.
Finalmente, em 1984 foi inaugurado o prédio da Escola Cel. João Pinheiro, que trás o nome de um senador da República que mudou significativamente a educação mineira e veio ser homenageado nos confins da floresta Amazônica. Pós inauguração, a escola passou a ofertar de 1ª a 4ª série e, em 1985 passa novamente a ofertar de 1ª a 5ª série. E, nos anos seguintes foram sendo ampliadas as séries até chegar a 8º série.
Em 1988 chegou ao fim à administração da D. Ainda e iniciou, mesmo por pouco tempo, no início de 1989 a administração do Profº Nilson Max Pinto Sanches, então vice-diretor. Em meados de 1989 assumiu a Profª Marlene Penalva Souza até 1991 e, em 1992 por uma passagem relâmpago vários outros administradores: Profª Valdeny Oliveira Lopes de 1993, 1994 Profº Marco Aurélio Brito, 1995 Nilma Lírio Bandeira e, a escola mais uma vez, além de mudar de direção passa por um processo de municipalização, processo que tirou a responsabilidade do Estado e jogou para o município.
A partir de então, pós municipalização, a escola passa a ser reconhecida como E. M. E. Fundamental Cel. João Pinheiro, novamente muda-se a direção, sendo 1996 a 1997 a diretora Deusa Maria Monteiro Ferreira, de 1998 a 2000 Rosilene Assunção Sanches, 2001 Mª Helena de Freitas Araújo, 2002 Odete Pereira Sampaio, 2003 a 2007 novamente a professora Rosilene Assunção assumi a direção da referida escola. No ano de 2008, a direção da escola passou ao Profº Sebastião Gonçalves Dias, o mesmo no tempo havia sido aluno da escola e retornou como diretor, assumindo até hoje a administração da escola. Todavia, vale ressaltar que dentro da nova nomenclatura existente na República Brasileira, a EMEF Cel. João Pinheiro atende atualmente docentes de 6º ao 9º ano, antigos 5ª e 8ª série.
Com muita perseverança e criatividade a atual direção vem readaptando as instalações da escola, pois a mesma como já havia sido dito anteriormente, foi inaugurada em 1984 para receber um numero de pessoas que não condiz com o número da população hoje em 2013. Sendo assim, a atual direção vem de certa forma, na medida do possível, tentando suprir as necessidades, digo no que se faz necessário no espaço físico e cognitivo. As mudanças vêm ocorrendo concomitantemente com a contribuição de todos da família Coronel João Pinheiro.




2 comentários:

  1. OLHA, QUE INTERESSANTE!EU NÃO SABIA QUE A MINHA ESCOLA TINHA TIDO TANTO DIRETORES.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A E.CORONEL JOÃO PINHEIRO.EU ADOREI ESTUDAR AI.

    ResponderExcluir