terça-feira, 8 de outubro de 2013

Escola Coronel João Pinheiro realiza "Oficina de Tecnologias Educacionais". A formação foi ministrada pela professora Orniane Guimarães Pinheiro, e contou com a participação de todos os professores.



JUSTIFICATIVA

No final do século XX, o mundo passou por grandes transformações no campo econômico, científico, social, político e cultural. O surgimento das tecnologias como, por exemplo, internet e celular, fez com que a sociedade começasse a vivenciar uma nova realidade, a de uma sociedade da informação. Nesse contexto, a escola já não é mais a única fonte de conhecimento, porque este, agora, se propaga pelas diversas formas, podendo ser encontrado nos mais diferentes lugares que não se configuram como espaços escolares.
Estudos vêm demonstrando a necessidade de transformação da cultura escolar do quadro e giz para uma cultura tecnológica. E nessa busca pela inovação, a formação dos professores para dominar as tecnologias constitui-se algo primordial, já que como afirma Farias, (s/d, p. 04), “O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno”.
Assim, com base nas afirmações acima, na necessidade de uma formação que possibilite ao professor conhecer, explorar e analisar as tecnologias disponíveis nas escolas, para que elas possam fazer parte de sua prática de ensino e, por ser esta oficina uma das ações contidas no Plano de ação 2013 da EMEF. Cel. João Pinheiro, é que se propõe o desenvolvimento da “Oficina de Tecnologias Educacionais”, a ser realizada no laboratório de informática do Proinfo e, direcionada ao corpo docente e demais profissionais desta escola. 
Espera-se que esta oficina seja não só um momento destinado a conhecer e manusear os recursos tecnológicos disponíveis na escola, mas de refletir acerca da importância das tecnologias de comunicação e informação para o processo de ensino e aprendizagem. De modo que, a partir desta formação, os professores possam repensar suas práticas e, utilizar o laboratório de informática e todas as tecnologias de informação e comunicação que a escola disponibiliza. Contribuindo assim, para o acesso democrático dos educandos ao mundo tecnológico e, proporcionando a estes um ensino prazeroso e significativo, por meio de situações concretas em que os alunos sejam sujeitos atuantes e parceiros da aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia e construindo seu próprio conhecimento nas mais diversas áreas.

OBJETIVOS

GERAL
Proporcionar aos professores e demais funcionários, o acesso as tecnologias de informação e comunicação disponíveis na escola, para que eles possam aprender a manusear e, também proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa.

ESPECÍFICOS
·         Proporcionar o acesso as tecnologias de informação e comunicação como forma de inclusão social.
·         Incentivar o uso do laboratório de informática do Proinfo e das demais tecnologias existentes na escola.
·         Aprender a manusear, de maneira correta, as tecnologias disponíveis na escola, visando assim, a preservação e a conservação dos mesmos.
·         Conhecer os softwares instalados nos computadores do laboratório de informática do Proinfo.
·         Conhecer o sistema operacional Linux, para aos poucos se familiarizar com o mesmo.
·         Explorar as “Ferramentas de produtividade (Broffice - Word, Planilha eletrônica - Excel, Apresentação eletrônica – PowerPoint e outros)”.
·         Aprender a salvar documentos no Linux.
·         Explorar os conteúdos do “Domínio Público”.

CONTEÚDOS
  1. Projetor Proinfo.
  2. Sistema Operacional Linux.
  3. Ferramentas de produtividade (Broffice, Planilha Eletrônica, Apresentação eletrônica, outros).
  4. Como salvar documentos no Linux.
  5. Domínio Público.

METODOLOGIA
  • Apresentação de slides com informações e orientações sobre o Projetor Proinfo e o sistema operacional Linux.
  • Conversas explicativas sobre os programas instalados nos computadores.
  • Manuseio dos computadores para conhecer os conteúdos do “Domínio Público”, jogos, slides, vídeos e outros.
PÚBLICO ALVO
Professores do 6º ao 9º ano e demais funcionários da escola.

LOCAL E DURAÇÃO DA OFICINA
Laboratório do PROINFO da EMEF. Cel. João Pinheiro.
Carga Horária: 03 horas

RECURSOS HUMANOS
  • 01 professora orientadora do Proinfo;
  • 01 Secretario escolar;
RECURSOS DIDÁTICOS
  • Projetor;
  • Notebook;
  • Caixa de som amplificada;
  • Computadores;
  • Cd-R/Cd-RW;
  • Pen-drive;
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento da oficina serão observadas a participação e o desempenho de todos os profissionais da escola. Também será dada a cada participante a oportunidade de se expressarem verbalmente acerca da formação.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 1999.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. (s/d) Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp149.htm

FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. (s/d). Disponível em: http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf

PROCOMP Amazônia Indústria Eletrônica Ltda - DIEBOLD. Guia de Referência Rápida de Operação LS-5580 Projetor Proinfo, 2011

SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Mídia: O papel das novas tecnologias na sociedade do conhecimento. (s/d). Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/schiavoni-jaqueline-midia-papel-das-novas-tecnologias.pdf

SILVEIRA, Lais Ribeiro. Apostila sobre o Linux Educacional 3.0: Ambiente KDE. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiquira-MT.



Nenhum comentário:

Postar um comentário