JUSTIFICATIVA
No final do século XX, o
mundo passou por grandes transformações no campo econômico, científico, social,
político e cultural. O surgimento das tecnologias como, por exemplo, internet e
celular, fez com que a sociedade começasse a vivenciar uma nova realidade, a de
uma sociedade da informação. Nesse contexto, a escola já não é mais a única
fonte de conhecimento, porque este, agora, se propaga pelas diversas formas,
podendo ser encontrado nos mais diferentes lugares que não se configuram como
espaços escolares.
Estudos vêm demonstrando a
necessidade de transformação da cultura escolar do quadro e giz para uma
cultura tecnológica. E nessa busca pela inovação, a formação dos professores para dominar as tecnologias
constitui-se algo primordial, já que como afirma Farias,
(s/d, p. 04), “O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica
para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o
processo de construção do conhecimento por parte do aluno”.
Assim,
com base nas afirmações acima, na necessidade de uma formação que possibilite
ao professor conhecer, explorar e analisar as tecnologias disponíveis nas
escolas, para que elas possam fazer parte de sua prática de ensino e, por ser
esta oficina uma das ações contidas no Plano de ação 2013 da EMEF. Cel. João
Pinheiro, é que se propõe o desenvolvimento da “Oficina de Tecnologias
Educacionais”, a ser realizada no laboratório de informática do Proinfo e,
direcionada ao corpo docente e demais profissionais desta escola.
Espera-se
que esta oficina seja não só um momento destinado a conhecer e manusear os
recursos tecnológicos disponíveis na escola, mas de refletir acerca da
importância das tecnologias de comunicação e informação para o processo de
ensino e aprendizagem. De modo que, a partir desta formação, os professores
possam repensar suas práticas e, utilizar o laboratório de informática e todas
as tecnologias de informação e comunicação que a escola disponibiliza.
Contribuindo assim, para o acesso democrático dos educandos ao mundo
tecnológico e, proporcionando a estes um ensino prazeroso e significativo, por
meio de situações concretas em que os alunos sejam sujeitos atuantes e
parceiros da aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia e construindo seu
próprio conhecimento nas mais diversas áreas.
OBJETIVOS
GERAL
Proporcionar aos professores
e demais funcionários, o acesso as tecnologias de informação e comunicação disponíveis
na escola, para que eles possam aprender a manusear e, também proporcionar aos
alunos uma aprendizagem significativa.
ESPECÍFICOS
·
Proporcionar
o acesso as tecnologias de informação e comunicação como forma de inclusão
social.
·
Incentivar
o uso do laboratório de informática do Proinfo e das demais tecnologias
existentes na escola.
·
Aprender
a manusear, de maneira correta, as tecnologias disponíveis na escola, visando
assim, a preservação e a conservação dos mesmos.
·
Conhecer
os softwares instalados nos computadores do laboratório de informática do
Proinfo.
·
Conhecer
o sistema operacional Linux, para aos poucos se familiarizar com o mesmo.
·
Explorar
as “Ferramentas de produtividade (Broffice - Word, Planilha eletrônica - Excel,
Apresentação eletrônica – PowerPoint e outros)”.
·
Aprender
a salvar documentos no Linux.
·
Explorar
os conteúdos do “Domínio Público”.
CONTEÚDOS
- Projetor
Proinfo.
- Sistema
Operacional Linux.
- Ferramentas
de produtividade (Broffice, Planilha Eletrônica, Apresentação eletrônica,
outros).
- Como
salvar documentos no Linux.
- Domínio
Público.
METODOLOGIA
- Apresentação de
slides com informações e orientações sobre o Projetor Proinfo e o sistema
operacional Linux.
- Conversas
explicativas sobre os programas instalados nos computadores.
- Manuseio dos computadores para conhecer os conteúdos do “Domínio Público”, jogos, slides, vídeos e outros.
PÚBLICO ALVO
Professores do 6º ao 9º ano e demais
funcionários da escola.
LOCAL E DURAÇÃO DA OFICINA
Laboratório do PROINFO da EMEF. Cel. João
Pinheiro.
Carga Horária: 03 horas
RECURSOS HUMANOS
- 01 professora orientadora do
Proinfo;
- 01 Secretario escolar;
RECURSOS DIDÁTICOS
- Projetor;
- Notebook;
- Caixa
de som amplificada;
- Computadores;
- Cd-R/Cd-RW;
- Pen-drive;
AVALIAÇÃO
Durante
o desenvolvimento da oficina serão observadas a participação e o desempenho de todos os profissionais da escola.
Também será dada a cada participante a oportunidade de se expressarem
verbalmente acerca da formação.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar
e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar.
Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 1999.
CAVALCANTE,
Márcio Balbino. A Educação Frente às
Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. (s/d) Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp149.htm
FARIA,
Elaine Turk. O professor e as novas
tecnologias. (s/d). Disponível em: http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf
PROCOMP Amazônia Indústria Eletrônica Ltda - DIEBOLD. Guia de
Referência Rápida de Operação LS-5580 Projetor Proinfo, 2011
SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Mídia: O papel das novas
tecnologias na sociedade do conhecimento. (s/d). Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/schiavoni-jaqueline-midia-papel-das-novas-tecnologias.pdf
SILVEIRA, Lais Ribeiro. Apostila
sobre o Linux Educacional 3.0: Ambiente KDE. Secretaria Municipal de Educação e
Cultura de Itiquira-MT.
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